quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Veneza Art Gráfica

E foi nessa alusão a cidade italiana de Veneza, que partir em busca de mais uma expedição tipográfica. Em Recife, que não tem Bodoni nem Manutius, mais existem vários impressores que ainda trabalham com os seculares tipos moveis, um desses é Sr. Silvio Silva, que é dono da Veneza Art Gráfica, que atualmente está localizada na Praça Machado de Assis, 66 - edifício Novo Recife, Boa Vista, Recife - PE. Ele ainda resiste as inovações tecnológicas, que impulsiona cada vez mais as indústrias do setor gráfico, cada dia mais a impressão off-set tradicional e digital se aliam as novas tecnologias para um melhor desempenho no acabamento de vários projetos que são criados por designers mundo a fora. Seu Silvio, desenvolve diversos materiais utilizando a plataforma de tipos moveis desde um simples cartão de visita a um calendário (que por sinal, na ultima vez que fui lá, a gráfica estava repleta de calendários), ele também desenvolve projetos especiais encomendados por alguns profissionais, que buscam originalidade e sofisticação nos seus projetos, mesmo utilizando uma técnica que para muitos consideram artesanal. Ele foi o primeiro contato que visitei, e de cara, o que me impressionou nele foi sua simplicidade, e o amor pela tipografia e pelo que ele faz. E como é de costume, sempre ao final das minhas visitas eu peço os contatos de amigos dos entrevistados que ainda trabalham com tipografia na cidade, por que é mais fácil achar outros impressores desta forma, a lista telefônica não está me ajudando muito. E sr. Silvio me passou o contato de seu Irivaldo Benevides (mais conhecido como Vado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário